quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Planejando o Primeiro Filho


Bom dia pessoal, tudo bem?

Como disse no post anterior, nosso plano para 2013 é ter nosso primeiro filho. Quando penso nisso me vem um milhão de dúvidas na cabeça; como vai ser minha gravidez? Será que vou passar muito mal? Serei uma boa mãe? Vou dar conta de tudo, inclusive na hora de voltar a trabalhar? Meu bebê vai nascer perfeito e com saúde? Acho que isso passa na cabeça de toda mulher que está pensando em ter um filho, certo?

Mas por ter todas essas dúvidas, às vezes me pergunto se estou realmente preparada pra ser mãe. Por outro lado, se eu for ter medo de tudo, nunca vou ser mãe, sem contar que meu marido está louco pra ser pai, afinal, estamos caminhando para o nosso terceiro ano de casamento, acho mesmo que é uma boa hora... já terminei minha pós, nós dois temos segurança profissional e financeira e nosso apartamento está quase (claro, nunca vai estar pronto...rs) do jeitinho que a gente quer!

Bom, pensando nessa possibilidade de engravidar em 2013, no final de 2012, mais precisamente em outubro de 2012, fui ao meu ginecologista para uma consulta de rotina e aproveitei para conversar um pouquinho com ele sobre essa vontade de ter o primeiro filho. Tirei muitas dúvidas com ele, que foi super atencioso e me esclareceu tudo. Disse pra ele que estava querendo parar com o anticoncepcional em janeiro, então ele me disse que três meses antes de parar com o anticoncepcional eu deveria tomar Acido Fólico e aqui abro um parênteses:

Só lembrando que de maneira alguma meu intuito aqui é medicar ninguém, a idéia é somente relatar o que meu médico indicou, mas cada uma deve procurar o seu ginecologista.

"O Acido Fólico é indicado para a prevenção de distúrbios do tubo neural, em mulheres que estejam em idade fértil, especialmente as que desejam engravidar. As mulheres que faziam o uso de anticoncepcionais e interromperam o tratamento para programar a gravidez, têm indicação absoluta." Indicações da bula

Meu ginecologista me disse que é necessário tomar pelo menos três meses antes de engravidar. Então a instrução foi começar a tomar o acido fólico naquele mês mesmo (outubro de 2012) e em janeiro parar com o anticoncepcional. Após engravidar, continuar tomando por mais três meses. Se começar a tomar depois de ter engravidado não adianta (gente, palavras do meu médico hein).

Além do acido fólico, ele me passou uma lista de exames para fazer um check up da minha saúde, desde os básicos como colesterol, tireoide, até os opcionais como hepatite e HIV.

Depois de feitos os exames e passar tudo para o meu médico, agora é esperar o momento de saber quando Deus vai nos mandar nosso baby! Vou contando tudo pra vocês por aqui.

Beijos, Dani Silvestrini

4 comentários:

  1. Oi Dani!
    Vim conhecer seu blog sobre bebês!
    Isso mesmo, como fonoaudióloga posso dizer também que o ácido fólico, além de outras coisas, diminui as chances do bebê nascer com fissura labial ou fissura palatina (conhecido também como lábio leporino)!!
    Um abração, fica com Deus!!

    www.aventurasdanoiva.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara! Obrigada pela visita e pelas informações super úteis que agregam o post!! Adorei !!!
      Volte sempre!
      Um beijo, Dani

      Excluir
  2. Que tudoo Dani .. será muito bem vinda ao clube que já faço parte a 6 anos - o das Mamães !!
    Se precisar de alguma coisa é só perguntar,
    bejuu e boa sorte !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li !!! Com certeza vou te perguntar muito!!! rsrs já começando agora.... vc demorou mto pra engravidar?!
      Bjossss!!!

      Excluir